REFORMA DE BAIXO CUSTO – 1ª DICA



Em tempos de crise mundial muitos amigos me perguntam sobre dicas para renovar a casa, uma reforma de baixo custo. Coisas simples que você mesmo e capaz de fazer em seus dias de folga ou fins de semana e que podem transformar a sua casa há um baixo custo.

PAPEL DE PAREDE X PINTURA:

E uma duvida que paira sobre a cabeça de muitos dos meus clientes e sempre esclareço que depende da intenção do investimento deles.

Papeis de parede, de boa qualidade, são uma excelente opção para revestir uma parede, pois são muito duráveis (duram de 10 a 15 anos), laváveis e de uma grande variedade de padronagens e texturas. Porém se você não tem muito para investir um papel de qualidade e “não vou mentir” é caro e o principalmente necessita de um bom instalador. E ai é que está o “X” da questão.
Já tive a experiências com clientes que me chamaram, pois haviam comprado um papel de parede muito caro e bonito e o instalador havia destruído o material e queriam saber o que fazer.

Outro porem é que um investimento que vai ficar 10 ou 15 anos na parede...  e muitas vezes acaba ficando ultrapassado.

Por isso recomendo, “Está sem verba? Quer mudar a cara da casa? Usa a tinta!”

A pintura não é tão durável?
Sim, mas existem tintas no mercado que resistem bem à limpeza.
Outra ponto é que pintura é bem mais barata e você mesmo pode fazer, com um pouco de paciência é claro.

PAPEL DE PAREDE


PINTURA

COMO INICIAR:

Escolha uma parede para dar destaque e está será pintada a cor diferente das demais.

Se você tem medo de ariscar com as cores opte por cores neutras. Os tons de cinza, castanhos e até azuis (escuros) são muito bons, pois transmitem tranquilidade e requinte.

Pinte as demais paredes de branco. “Mas o branco suja muito!” Então pinte de off-white ou gelo que dará o mesmo efeito.

Tenha a seguinte noção:
Azuis, verdes e demais cores destas paletas são cores frias e trazem tranquilidade e calmaria ao ambiente.
Vermelhos, laranjas, amarelos são cores quentes e transmitem euforia e agitação.

Mais uma dica! Experimente pintar uma parede com um tipo de cor, quente ou fria, e sobre ela use objetos e mobiliário de cores opostas (pintou a parede com uma cor fria use objetos com as cores quentes) para decorar. Mas cuidado não use cores muito variadas para não ficar com cara de Carro Alegórico! 

Seguindo, com prudência, essa dica o resultado será muito bom.


E o principal deste post. Não gostou mais da cor que pintou, troca a cor e pinta outra vez que ainda sai mais barato que o papel de parede.

Se mesmo com essa dica você não se sentiu seguro, não chame um curioso para lhe ajudar. Contrate um profissional de arquitetura.

Por Eduardo Almeida Arquiteto


Comentários

Postagens mais visitadas