CONQUISTE O SEU ESPAÇO!!

Quem tem seu apartamento no ultimo andar, com certeza já teve o seguinte pensamento:
“Poderia fazer uma terraço no telhado! Com piscina, espaço gourmet, home theater...”.
 
É os desejos são muitos, as vezes até possíveis, mas temos que verificar uma série de questões antes de efetivamente conquistarmos este espaço e realizar o nosso desejo.



 
 

A primeira coisa que temos que verificar é se temos direito a ocupar o telhado?!.
Apesar do telhado do prédio estar sobre a área da nossa unidade, ele faz parte da área comum do condomínio e, portanto pertence a todos os moradores. Mas ai você se pergunta, “então terei de dividir meu sonhado terraço com todo mundo?”. Não é bem assim. Existem algumas situações em que está área comum pode ser incluída na área do seu apartamento. Para isto tem de estar escrito na Escritura ou RGI do imóvel, que a sua unidade tem o direto do uso da área do telhado na projeção do seu apartamento. Ou seja é como se “espelhássemos” o perímetro (contorno) do nosso apartamento na área do telhado. Nesta situação se assemelha ao seguinte: o telhado acima do seu apartamento pertence a você, mas momentaneamente está “emprestado aos demais condôminos”.
 
Caso a documentação do apartamento, não mencione nada em relação ao uso do detalhado, nem tudo está perdido. Existem casos em que você compra dos demais condôminos está área do telhado, porém é uma situação mais complicada. Você terá de convencer a todos a vender, esta área, e com isso alterar a convenção do condomínio. Mas tudo é possível.
 
Segundo ponto a ser examinado.
 
Suponhamos que na sua documentação informe que você tem direito a ocupar o telhado, então chegou o momento de você saber se é a Prefeitura permite que você construa algo no seu terraço, ou melhor, ainda telhado.
 Em 99% destes casos não é permitido construir nada na área do telhado ou quaisquer outras áreas do prédio. Isso ocorre porque existe uma taxa limitadora da área edificada, chamada ATE (Área Total Edificada). A ATE é um dos responsáveis por impor limites às construções e é o que sempre impede a maioria dos acréscimos em construções existentes. Isso ocorre, porque sempre o construtor do edifício constrói até o limite da ATE permitida.
Você deve estar se perguntando agora: “Não entendi nada! Como faço para verificar se tenho direito a construir algo, sem perder tanto tempo?” Nesse caso você terá de contratar um profissional que trabalhe com licenciamento e que verifique se é possível ou não construir algo no seu terraço. Este é o meio mais simples e rápido.
 

Terceiro ponto a ser examinado.
Temos agora a seguinte situação: Tenho direito a usar o telhado, mas não posso construir! Novamente, nem tudo está perdido.
Você não poderá construir, ou seja, compartimentar, criar ambientes fechados e cobertos. O uso como terraço descoberto é permitido, instalar piscina é permitida, pergolado aberto (sem cobertura de vidro ou policarbonato) é permitido, em suma quase tudo que não fechar ou cobrir áreas será permitido.
Mas você deve estar pensando: “A escada não pode ser aberta ou descoberta, como vou fazer?”. Em muitos casos está compartimentação não é considerada como acréscimo de área, já que é o simples acesso ao terraço descoberto.
Então você está decidido a fazer o seu terraço descoberto, com a piscina, o pergolado e a churrasqueira... calma, calma, calma! Agora é que entra o terceiro ponto a ser examinado.
Para acessar esse terraço você terá de instalar uma escada e consequentemente cortar a laje e para isso você terá de contratar um profissional, o Engenheiro calculista. Quando você corta um pedaço da laje para ter acesso ao terraço, você está mexendo na parte estrutural da construção é isso tem um risco de desabamento. Para que isso não ocorra é necessária à avaliação deste profissional de confiança, além de um projeto de reforço estrutural, já que além de retirar um pedaço da laje, você esta acrescendo mais carga (peso) a laje (piscina, piso, churrasqueira, pergolado...) e que inicialmente ela não foi projetada para receber esta carga.
 
 
Agora, que você conquistou o seu espaço e verificou todos os detalhes (Prefeitura e aval do calculista). Chegamos a melhor parte, o projeto.
 
Existem diversos estilos que podemos adotar em nosso terraço. Dou preferencia aqueles que remetem a motivos de praia, sol e luminosidade. Os temas mediterrâneos são ótimos, lugares como as ilhas Gregas, Turquia e Marrocos, nos trazem sempre boas ideias de cores luminosidade e beleza.
 
 
 
 
Alguns detalhes para o projeto têm de ser muito bem pensados, mantendo sempre o foco no conforto. Não esqueça que você retirou o telhado de proteção, deixou a laje exposta ao sol e ainda por cima que você mora embaixo. Não vamos transformar o seu apartamento em uma estufa!
 
Escolha pisos claros que refletem a luminosidade. Existem excelentes pisos atérmicos que isolam bastante deste calor. Assim como materiais isolantes térmicos que podem ser aplicados reduzindo a transferência de calor em até 90%.

Para ter a tão sonhada piscina será necessário à instalação de um deck, já que a piscina está apoiada sobre o piso (laje) e não enterrada.
Os Decks de madeira são os mais usuais e tem um charme rustico. Mas lembre-se que a madeira ficará exposta ao tempo, portanto tem de ser de boa qualidade. Madeiras como o Ipê e a Maçaranduba são os melhores devido a sua dureza e resistência ao ataque de pragas.
Outra questão é a manutenção deste Deck em madeira. Mesmo que a madeira seja de boa qualidade não está livre de uma peça ou outra apodrecer. Portanto anualmente é necessária uma manutenção com a retirada das peças deterioradas e uma aplicação de verniz protetor em todo o Deck.

 
Caso você não queira ter gastos extras com a manutenção do Deck, ele poderá ser feito em alvenaria. Mas isso deve ser informado ao Calculista para que ele inclua esta carga extra no cálculo.
 
Existem também revestimentos cerâmicos que imitam a madeira e pode ser aplicado sobre o Deck de alvenaria, caso não se queira abrir mão da aparência da madeira e o melhor sem a manutenção que o verdadeiro necessita. Mas lembre-se, a cerâmica “imita” a madeira e por melhor que seja, jamais será igual a real.

O paisagismo é um fator importante para trazer vida e cor ao seu terraço. Lembrando que as plantas estarão expostas ao sol quase o dia todo, escolher as espécies que mais se adequam a esta situação é imprescindível.




A iluminação faz parte do pacote do projeto e ela é a responsável por dar a vida e charme ao terraço durante a noite.
 
A iluminação pode ser externa com uso de lumiarias indiretas. O uso de velas cria uma atmosfera aconchegante com sua iluminação em tom amarelo durado e ate podemos ter iluminação dentro da piscina. Existem no mercado luminárias especiais que podem ser usadas dentro d’água e que deixarão todo ambiente requintado.

A mobília ser utilizada tem de ser resistente, já que assim como tudo no terraço, ficarão expostas as intemperes. Moveis de madeira ou alumínio são próprios para ambientes externos e há uma grande variedade de modelos e tipos no mercado.
 
Comumente muitas pessoas tende a utilizar mobiliário de polímeros, muitas vezes por causa do baixo custo. Contudo estes móveis não tem a resistência adequada e quando são deixados em áreas externas ficam deteriorados e quebram e o pior é o acidente que podem causar.

Se você gostou de algo que foi apresentado neste post, tem o desejo de ter o seu terraço. Não perca tempo entre em contato que faremos tudo para realizar o seu desejo, pacote completo. Não perca tempo!

 
 
 
 

 
 
 


 

 
 
 


Comentários

Postagens mais visitadas